terça-feira, 30 de outubro de 2007

Os Sociologos e a Verdade - Recolha dos Dados

O Sociólogo, encontra maiores ou menores dificuldades, em função do problema que pretende estudar.
No entanto é capacitado de técnicas adquiridas academicamente, que o facilitam na abordagem do que pretende apurar, as técnicas que utiliza são variadas, mas obdecem a um ou vários metodos, onde poderemos referir como exemplo; a elaboração de um ou vários questionários, de forma a permitirem avaliar e validar a obtenção dos dados que pretende recolher.
As dificuldades que possam surgir ao Socilogo, poderão estar "intimamente" relacionadas com a matéria que pretende estudar. Ou seja; se o problema é sensível, em termos sociais, ou de fácil abordagem. Como ex: Se se quiser estudar o número de Homossexuais que existem numa determinada região, as probabilidades das respostas serem próximas da realidade são de mais dificil obtenção, do que se se pretender estudar, como exemplo, o número da taxa de natalidade dessa mesma região.
Para o primeiro caso, existem inúmeros factores de carácter social, que por si só são limitativos, como por exemplo; vergonha em assumir, medo de rejeição social, marginalização e consequente isolamento, do tecido social. Para este problema a obtenção de dados internos, para além de se tornarem difíceis, poderão induzir a dados que não correspondam à realidade, devido á sensibilidade da questão de estudo.
No entanto o Sociólogo poderá também recorrer a fontes externas, (INE), que eventualmente já possui algumas informações relevantes e que ajudem uma aproximação mais fiel da realidade.
Nunca se poderá considerar o resultado destes estudos como certezas, mas como uma tentativa ou tentativas, de apurar a realidade social que se pretende estudar. O Socilogo posteriomente, com base nos dados recolhidos internamente ou externamente, elaborará gráficos finais de fácil leitura e tabelas como possíveis indicadores do resultado do seu estudo.

Sem comentários: