sábado, 27 de outubro de 2007

O que é que a Contabilidade Nacional Mede?


A contabilidade Nacional é usada pelo Estado para se inteirar da Economia de um País, de forma quantitativa, trabalhando com factos ( indicadores económicos).

Numa economia existe um leque de agentes que se relacionam entre si. De variadas formas: instituições e pessoas, mecanismos de mercado, circulação da moeda, produção de bens e serviços, distribuição e redistribuição de rendimentos.

A contabilidade Nacional, tenta medir os mecanismos que intervêm numa economia, onde estão inseridas várias dinâmicas, nomeadamente: produção/consumo de bens, serviços, geração de rendimentos, a sua distribuição e redistribuição, fluxo de produção (valor de todos os bens e serviços produzidos num determinado tempo), despesa nacional, volume de importações e exportações, investimento das empresas privadas, investimento das familias (na compra ou aluguer de casas), recursos naturais do País, indicadores do desenvolvimento da agricultura, Industria, comercio e serviços, rede de transportes, desenvolvimento tecnológico, número de desempregados, pensionistas...

A Contabilidade Nacional, apura o volume das receitas e despesas servindo para uma análise económica, não desprezando a comparação dos resultados com outros países, de economias similares.

A Contabilidade, servindo de base para uma análise económica, permite ajudar o governo na escolha de politicas de gestão a implementar ou não, de forma a garantir o bem estar da sociedade e o seu desenvolvimento económico.

Também informa a sociedade em geral, de um país, dando a conhecer indicadores económicos às empresas privadas, para que estas possam gerir as suas estratégias de investimento e mercado, informando igualmente as famílias, consumidores individuais, de forma a poderem gerir melhor o seu orçamento. Através destes dados a Sociedade fica esclarecida no sentido de tomar conhecimento/avaliar o desempenho do governo que elegeu.

Resumindo

A Contabilidade Nacional tenta medir quatro grandes “agentes” de uma economia: governo, empresas, famílias e o resto do mundo.

Sem comentários: