sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Critica dos Dados

A Critica dos Dados Estatísticos, é uma processo de análise, apuramento e selecção minuciosa, de forma, a se eliminar erros de recolha de dados (sua coerência) e também do preenchimento dos questionários de suporte.
Para o apuramento e recolha dos dados verdadeiros, o analisador apoia-se em métodos uniformizados, que lhe permitam a validação ou não desses mesmos dados, para posterior publicação dos resultados fiáveis, que permitam uma leitura de uma realidade que pretende estudar.
Como exemplo: Se em determinadas perguntas se utilizar uma escala numerica de 1 a 6, onde o número 1 corresponda a uma qualificação de "Muito bom", decrescendo de qualificação até ao número 5, e atribuindo-se ao número 6 a qualificação de "Sem opinião"; se nesse mesmo questionário existir uma prevalência do número 6, deverá proceder-se a uma anulação desse questionário.
Ou seja: não se conseguiu apurar um valor que permita emitir um resultado, da questão em estudo.
Para além desta técnica/método, como exemplo; poderá existir mais do que uma pergunta sobre o mesmo assunto, no entanto elaborada de forma diferente, com o intuito de apurar a verdade de quem responde ao questionário.
Ou seja: Se duas perguntas sobre o mesmo assunto forem elaboradas de maneiras diferentes, a resposta dada pelo inquirido, terá de ser igual nas duas perguntas.
Ex: Se se pretende apurar durante um período de 6 meses, qual/quais o(s) meio(s) de transporte(s) preferenciais dos Portugueses para se deslocarem ao seu local de trabalho; a elaboração desta pergunta poderá ser feita de duas maneiras:
  1. Qual o meio preferencial que utiliza para se deslocar ao seu local de trabalho durante os últimos 6 meses?
  2. Nos últimos 6 meses quantas vezes utilizou o carro para se deslocar ao seu local de trabalho?
Para estas duas perguntas, as respostas terão de ser iguais, para se poderem validar.
Após esta selecção (critica de dados), terá que também se proceder à inserção informatizada dos questionários que foram validados. O seu registo informático, deverá ser conferido, de forma a detectar-se eventuais erros na sua digitalização.
Finalmente, após todos estes passos de critica e análise, conferencia dos dados, serão ou não, emitidos, divulgados, os resultados do estudo efectuado.

Sem comentários: