terça-feira, 30 de outubro de 2007

Os Sociologos e a Verdade - Recolha dos Dados

O Sociólogo, encontra maiores ou menores dificuldades, em função do problema que pretende estudar.
No entanto é capacitado de técnicas adquiridas academicamente, que o facilitam na abordagem do que pretende apurar, as técnicas que utiliza são variadas, mas obdecem a um ou vários metodos, onde poderemos referir como exemplo; a elaboração de um ou vários questionários, de forma a permitirem avaliar e validar a obtenção dos dados que pretende recolher.
As dificuldades que possam surgir ao Socilogo, poderão estar "intimamente" relacionadas com a matéria que pretende estudar. Ou seja; se o problema é sensível, em termos sociais, ou de fácil abordagem. Como ex: Se se quiser estudar o número de Homossexuais que existem numa determinada região, as probabilidades das respostas serem próximas da realidade são de mais dificil obtenção, do que se se pretender estudar, como exemplo, o número da taxa de natalidade dessa mesma região.
Para o primeiro caso, existem inúmeros factores de carácter social, que por si só são limitativos, como por exemplo; vergonha em assumir, medo de rejeição social, marginalização e consequente isolamento, do tecido social. Para este problema a obtenção de dados internos, para além de se tornarem difíceis, poderão induzir a dados que não correspondam à realidade, devido á sensibilidade da questão de estudo.
No entanto o Sociólogo poderá também recorrer a fontes externas, (INE), que eventualmente já possui algumas informações relevantes e que ajudem uma aproximação mais fiel da realidade.
Nunca se poderá considerar o resultado destes estudos como certezas, mas como uma tentativa ou tentativas, de apurar a realidade social que se pretende estudar. O Socilogo posteriomente, com base nos dados recolhidos internamente ou externamente, elaborará gráficos finais de fácil leitura e tabelas como possíveis indicadores do resultado do seu estudo.

sábado, 27 de outubro de 2007

O que é que a Contabilidade Nacional Mede?


A contabilidade Nacional é usada pelo Estado para se inteirar da Economia de um País, de forma quantitativa, trabalhando com factos ( indicadores económicos).

Numa economia existe um leque de agentes que se relacionam entre si. De variadas formas: instituições e pessoas, mecanismos de mercado, circulação da moeda, produção de bens e serviços, distribuição e redistribuição de rendimentos.

A contabilidade Nacional, tenta medir os mecanismos que intervêm numa economia, onde estão inseridas várias dinâmicas, nomeadamente: produção/consumo de bens, serviços, geração de rendimentos, a sua distribuição e redistribuição, fluxo de produção (valor de todos os bens e serviços produzidos num determinado tempo), despesa nacional, volume de importações e exportações, investimento das empresas privadas, investimento das familias (na compra ou aluguer de casas), recursos naturais do País, indicadores do desenvolvimento da agricultura, Industria, comercio e serviços, rede de transportes, desenvolvimento tecnológico, número de desempregados, pensionistas...

A Contabilidade Nacional, apura o volume das receitas e despesas servindo para uma análise económica, não desprezando a comparação dos resultados com outros países, de economias similares.

A Contabilidade, servindo de base para uma análise económica, permite ajudar o governo na escolha de politicas de gestão a implementar ou não, de forma a garantir o bem estar da sociedade e o seu desenvolvimento económico.

Também informa a sociedade em geral, de um país, dando a conhecer indicadores económicos às empresas privadas, para que estas possam gerir as suas estratégias de investimento e mercado, informando igualmente as famílias, consumidores individuais, de forma a poderem gerir melhor o seu orçamento. Através destes dados a Sociedade fica esclarecida no sentido de tomar conhecimento/avaliar o desempenho do governo que elegeu.

Resumindo

A Contabilidade Nacional tenta medir quatro grandes “agentes” de uma economia: governo, empresas, famílias e o resto do mundo.

Estatística e Dados Estatísticos

A Estatística, é um conhecimento,que utiliza técnicas e ferramentas, que permitam avaliar e quantificar um determinado objecto de estudo a que se propõe.

Como exemplo; Quantos alunos de um determinado país frequentam o ensino superior?

Assim perante o seu objecto, a Estatística, para se aproximar da realidade, recorre a técnicas de pesquisa, tais como: recolha de dados, elaboração de questionários numéricos, diferentes gráficos, indicadores numéricos, média, moda e mediana, que permitam descrever, de forma aproximada, a realidade que pretende apurar.

A Estatística com estas ferramentas produz dados estatísticos.Os Dados Estatísticos, permitem às ciências elaborar teses cientificas.

Com base na análise desses dados estatísticos, torna-se, desta forma possível, a confrontação de ideias com a realidade.

Os dados estatísticos, permitem também, uma aferição das probabilidades e/ou improbabilidades de ocorrência de certos "fenómenos" , possibilitando desta forma a previsão.
Em Sociologia, a análise dos dados estatísticos, permite um suporte quantitativo de uma realidade social, que pretende estudar.

A Sociologia fornece uma leitura e uma clarificação dessa mesma realidade, podendo trazer à luz certos problemas sociais e apontar eventuais soluções, para os diminuir ou mesmo os suprimir.
A Sociologia, poderá também prever, com base em dados estatísticos, alguns acontecimentos. Contribuindo, desta forma, para a prevenção de certos fenómenos "negativos" e potenciar fenómenos "positivos" sempre no tecido social.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Depressa e beem não há quem

A economia é um conjunto de instituições e pessoas, que os mecanismos de mercado combinadas através criar e usar bens e serviços, bem como gerar, distribuir e redistribuem rendimentos. Os quatro principais "actores" de uma economia nacional são o governo, as empresas, as famílias eo resto do mundo. Estes jogadores envolver - se em uma variação de actividades como a produção, consumo e acumulação de activos, a (re) distirbution de renda, bem como a contracção e concessão de empréstimos. O sistema de contas nacionais das medidas de todos os valores associados a estas actividades das economias jogadores. Por que medida a economia? A economia é geralmente medido para fins de análise económica, e da decisão tomada e decisões políticas. Mais especificamente: Para permitir que o governo de preparar e executar o seu orçamento -- dando uma base sobre a qual a previsão das receitas públicas, a fim de que as despesas planos podem ser feitas; Para comparar "nosso" desempenho com outros países; Para ajudar o governo a "gerenciar" a economia, pela definição de políticas e de acompanhamento dos progressos realizados, a fim de que os indivíduos podem julgar se governo está a fazer um bom ou mau trabalho no aumento do bem - estar da nação - isto pode informar o processo democrático de escolha de um novo Governo; Para permitir às empresas privadas para tomar decisões estratégicas em função das condições económicas gerais; Para permitir que os consumidores individuais para tomar decisões em função das condições económicas prevalecentes e.g. Se a comprar ou arrendar a habitação.